domingo, 25 de julho de 2021

Portugal 114: Óscar, Otelo Saraiva de Carvalho

Como nenhum outro militar, Óscar, o nome de código do comandante operacional do MFA_ Movimento das Forças Armadas,  que em 25 de Abril de 1974 derrubou o regime fascista e colonialista, e abriu as portas à Revolução Democrática, encarnou as mais genuínas e ingénuas utopias, a fragilidade dos radicalismos e dos sonhos, a desorientação e a dor das derrotas e do desespero, do seu próprio povo, mas, acima de tudo, protagonizou a sua inexorável vontade de paz, liberdade e fraternidade.

Após o que, partiu serenamente, entregando-nos o seu legado.

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Portugal 113: Apollo 11 Astronaut Michael Collins Dies at 90

Pilotou a nave pelo caminho ignoto que levaria à lua os primeiros homens e ali permaneceu, na sua sombra, até partir de novo, de regresso á luz das estrelas, de onde brotaram todas as almas nascidas e que hão-de nascer!

Portugal 112: O Museu Picasso de Paris, reaberto finalmente,

 ...não exibe nenhuma das suas obras-primas mais conhecidas; mas, se não fora ainda as sequelas da "Guerra Fria", este "Massacre na Coreia", é uma espécie de Guernica dos anos 50 e merece estar ao lado das suas grandes obras. O Museu, em paralelo, apresenta obras singulares na linguagem técnica e plástica, muito raras e pouco vistas noutras coleções.

 

Poftugal 111: A invasão do Iraque foi ordenada por dois líderes políticos que se proclamavam cristãos,

... o primeiro ministro britânico_ o Trabalhista Tony Blair e o presidente Republicano dos EUA Gorge W. Bush, tendo como base o anúncio falso da descoberta de armas de destruição massiva nas mãos do governo daquele país e justificada depois com o objetivo de instaurar no Iraque um movo regime de democracia e liberdade, incluindo obviamente a liberdade religiosa.